Guia de Destinos

 

Bonito - MS - Brasil

Quando Ir:

Bonito é uma cidade e centro do ecoturismo localizada no estado do Mato Grosso do Sul. Conhecida pelos seus rios de águas translúcidas. Quando se perguntam qual é a melhor época para conhecer Bonito e seus atrativos depende muito do gosto de cada visitante. A região e diferenciada por dois períodos distintos, podendo ser caracterizado pelo período de seca e de chuva que podem refletir de maneira diferente nas suas atrações.

Durante os meses de dezembro a março, que se a plica ao verão brasileiro, é a época de chuvas, calor intenso devido ao verão. Nesse período os rios e as cachoeiras estão com volume de água acima do normal. Uma época boa para se admirar os peixes que são encontrados em maior quantidade devido a piracema. Porem deve-se levar em consideração de que alguns passeios podem ser cancelados devido a turbidez de água ser afetada pelo alto índice de chuvas.

Já durante o inverno brasileiro nos meses de maio a agosto os rios podem estar bem mais cristalinos devida a baixa quantidade de chuva, porem há uma redução considerável na quantia de peixes nos rios. Esses meses também coincidem com a temporada de queimadas na região. As temperaturas durante o dia são mais elevadas, porem durante a noite pode refrescar um pouco, por isso, se decidir ir para Bonito no inverno pode preparar um casaco e roupas mais quentes para se usar durante as noites.

 

Como Chegar:

Bonito está distante cerca de 300 km da capital do estado do Mato Grosso do Sul. A cidade tem aeroporto, porém não seria a melhor opção, porque além de raros os voos para Bonito, geralmente os preços não são dos mais atrativos.

A melhor forma de chegar até bonito para que não reside no estado, seria a ida até Campo Grande, capital do estado, que recebe voos diários de diversas outras capitais brasileiras. Chegando de avião em Campo Grande, o turista pode optar por duas opções, alugar um carro para a viagem de cerca de 300 km até bonito – o que é a muito recomendado pois os passeios em bonitos são afastados da cidade e com poucas opções de locomoção na cidade – ou ir até a rodoviária municipal e ir de ônibus até Bonito. Ainda tem uma terceira opção para os viajantes que não querem pegar carro ou ir de ônibus, que seria as vans compartilhadas que saem de Campo Grande com alguns horários durante o dia e levam os turistas para a cidade de Bonito.

 ara se chegar nas cidades de Gramado e Canela, pode-se ir de avião para Porto Alegre (capital do Rio Grande do Sul), o que pode ser uma boa opção para quem esta distante do estado. Uma boa combinação para esses casos seria o uso de avião+carro ou avião+ônibus.

 

Onde ficar:

Apesar de ser uma cidade pequena, Bonito tem uma grande diversidade de pousadas e acomodações. Mesmo se tratando de uma cidade pequena, é muito importante escolher bem sua acomodação, principalmente se estiver sem um carro, pois ficar próximo ao centro pode facilitar muito as coisas para que estive sem carro. Já para aqueles que estiverem de carro as opções aumentam bastante, pois tendo uma maior mobilidade pode ter uma maior liberdade e escolher pousadas mais afastadas do centro da cidade.

Bonito pode ser uma cidade pequena e com muitas ofertas de locais a se hospedar, porem as acomodações não são das mais baratas e costumam ser bem simples deixando a desejar o custo x benefício. Considerando este fato, e por se tratar de uma cidade que atrai muitos visitantes, deixar as suas reservas para cima da hora da viagem pode se tornar um problema tanto na questão de valores quanto na disponibilidade de quartos e localização da pousada. Mesmo fora de épocas consideradas de alta temporada não é difícil encontrar hotéis e pousadas com lotação total. Como todo destino, uma programação antecipada e bem planejada pode minimizar esses riscos.

 

O que fazer:

Quem está visitando bonito, deve ter em mente que os dias basicamente são destinados a passeios. Antes de iniciar os passeios em Bonito, se faz necessário estar com os vouchers doas atrações compradas antecipadamente. Isso porque Bonito tem uma política ambiental e de preservação dos seus recursos que limita o número de visitantes diários. O que torna ainda mais necessária uma boa programação para conhecer as atrações que existem na região.

Muitas vezes durante os passeios, os visitantes acabam por acordar bem cedo e aproveitando o dia todo, as vezes retornando apenas no final do dia para suas acomodações. Há inúmeras atrações que você pode fazer na cidade e seus arredores.

  • Aquário Natural: Bem próximo ao centro, o aquário natural está a 8 km de estrada de terra, um local ideal para se praticar flutuação – prática bem comum nos passeios em Bonito – mas também pode-se fazer trilhas, utilizar do restaurante e piscinas que o local oferece. Por se tratar de flutuação na nascente do rio, um local ideal para iniciantes na flutuação, cercado por uma mata nativa muito bonita, partindo da nascente do Rio Baía Bonita o turista pode aproveitar cerca de 1 km de flutuação rio abaixo.
  • Gruta do Lago Azul: Você provavelmente já deve ter visto alguma foto da Gruta do Lago Azul e pode pensar se ela realmente existe. Sim, ela existe e é um local surpreendentemente incrível. O acesso a gruta se dá por meio de uma escadaria até o ponto onde os turistas podem desfrutar desse maravilhoso atrativo. Durante a descida é possível observar toda a formação rochosa da Gruta com suas estalactites e estalagmites. Um fato que se deve levar em consideração antes de visitar a Gruta do Lago Azul é a época do ano que se vai estar em bonito, porque dependo da estação e da rotação do sol não é possível ver os diversos tons de azul que a gruta oferece.
  • Estância Mimosa: A Estância Mimosa funciona como uma fazenda, ela conta com uma trilha de aproximadamente 3500 metros. Pode-se fazer esta trilha sempre acompanhada de um guia especializado e durante o percurso, pode-se observar várias cachoeiras e piscinas naturais, nem todas elas podem ser utilizadas como paradas para banho, mais em algumas delas isso é possível. Um local cercado de muito verde e seus rios de águas cristalinas são um belo atrativo.
  • Rio da Prata: Localizado na cidade de Jardins – cerca de 50 km da cidade de Bonito. O passeio se inicia com uma pequena caminhada de cerca de 40 minutos, durante esse tempo são feitas paradas para observar a natureza e alguns pontos para bater algumas fotografias. Apesar dos 40 minutos de caminhada, quando chega no ponto de partida da flutuação o visual e muito satisfatório. Faz-se um pequeno treinamento e instruções são passadas aos visitantes. A flutuação se inicia em um olho d’água que em determinados dias chega a ter uma visibilidade de cerca de 35 metros de profundidade. A partir desse ponto temos uma flutuação de aproximadamente 2horas. O ideal é fazer o passeio durante a manhã para se aproveitar de toda a estrutura que a fazenda oferece a seus visitantes.
  • Riu Sucuri: O Sucuri tem esse nome devido a seu formato, por apresentar várias curvas durante todo seu trajeto. Ele está localizado em uma propriedade privada, tendo como outras atrações além da flutuação, piscinas, cavalgadas e passeios de bicicleta.
  • Abismo Anhumas: Considerado uma das atrações mais espetaculares de Bonito. Para os amantes de adrenalina é um passeio completo, oferecendo mergulho, contemplação e acreditem, um rapel com uma descida de mais de 70 metros. Faz-se necessário um treinamento um dia antes do passeio para verificar as condições do visitante. Caso não se saiam bem no treinamento o dinheiro e devolvido ao turista.

Além dessas atrações citadas, podemos encontrar diversas outras opções de atrações e passeios em Bonito, abaixo segue uma lista de mais alguns atrativos da cidade e arredores.

  • Lagoa Misteriosa;
  • Parque das Cachoeiras;
  • Balneário Municipal;
  • Nascente Azul;
  • Passeios de Boia Cross;
  • Passeios de Bote;
  • Buraco das Araras;
  • Balneário do Sol;
  • Gruta de São Miguel;
  • Fazenda do Rio do Peixe.

Compartilhe

 

Mais Destinos

Envie-nos uma mensagem no Whats :) WhatsApp